Turismo Nacional: uma riqueza para a economia brasileira
Neste dia 8 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional do Turismo com números que mostram a importância do setor para a geração de renda e empregos no país. Segundo dados do Governo Federal, só em 2023, o Turismo Nacional ajudou a criar mais de 214 mil empregos em todo o Brasil.
O turismo nacional também colocou o Brasil em destaque no cenário mundial. Um levantamento feito pela ONU Turismo mostrou que a atividade no país em 2023, cresceu cerca de 15% em relação ao período pré- pandemia. Isso colocou o Brasil em 14º lugar entre as nações que apresentaram maior crescimento com o setor.
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o turismo nacional chegou a um faturamento em torno de R$ 189,4 bilhões no ano passado.
A atividade movimenta mais de 70 setores, incluindo oportunidades nas áreas de recepção, transporte, alimentação fora do lar e artesanato, por exemplo. Mas, o turismo também representa oportunidade de renda para muitas comunidades tradicionais.
Exemplos disso, são as comunidades indígenas Cipiá, Tatuyo, Diakuru e Tuyuka, que ficam no entorno da cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. Pela proximidade com a capital, que facilita o acesso aos seus territórios, eles criaram projetos de visitação e recebem turistas vindos do mundo inteiro, interessados em conhecer os costumes desses povos tradicionais.
Turismo Nacional: a tendência é de crescimento
2024 também promete ser um ano promissor para o Turismo Nacional. Só em janeiro deste ano, o país recebeu cerca de um milhão de visitantes estrangeiros, atraídos pelas belezas do verão brasileiro.
Conforme o Banco Central, os turistas estrangeiros deixaram mais de US$ 800,6 milhões no país, só em janeiro. E para manter esse movimento, o Governo Federal lançou o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI).
Entre os principais objetivos do PATI está a ampliação no número de assentos e voos internacionais com destino ao Brasil. O programa também garante apoio financeiro para a promoção das cidades brasileiras no mercado internacional, incentivando os turistas a conhecerem o país.
Mas, além de atrair turistas internacionais, o Brasil conta com um bom movimento interno de turistas. Segundo o Ministério do Turismo, a tendência é de pessoas que buscam cidades pequenas e mais tranquilas para curtir as férias ou descansar.
Os dados da pesquisa “Tendências de Turismo” apontam que 64% das pessoas preferem destinos menos movimentados na hora de escolher seu roteiro. Esse estudo ouviu 2.029 pessoas em uma amostra representativa de todo o país.
São informações que confirmam o cenário promissor para o setor. E a expectativa é que o turismo siga gerando novas oportunidades de emprego e renda para muito mais brasileiros e brasileiras em todo o país.
Por Romero Jucá, Consultor- Chefe da Blue Solution