Dia das Mães 2024: brasileiros devem gastar até R$ 200 com presentes
O mês de maio é importante para a economia do país. Neste mês, está a segunda data comercial com os melhores resultados de vendas, especialmente, para o varejo. Estou falando, exatamente, sobre o Dia das Mães.
Em volume de vendas, o Dia das Mães perde apenas para o Natal. Este ano, a data comemorativa será no dia 12 de maio. E muitas empresas já estão prontas para atrair os clientes e aumentar as suas vendas.
Segundo um estudo feito pela plataforma Opinion Box, cerca de 77% dos brasileiros têm a intenção de comprar presentes nesta data. O levantamento mostra que os entrevistados pretendem gastar de R$ 50 até R$ 200 com o presente. E a maioria, cerca de 72%, disse que vai usar o cartão de crédito para estas compras.
A pesquisa destaca ainda um comportamento que se firmou com a pandemia. A maioria dos entrevistados disse que prefere comprar em plataformas de e-commerce e que já começou a pesquisar o preço do presente.
Sobre o tipo de presente que deve ter mais saída este ano, a pesquisa mostra que há um maior interesse para os setores de moda, com vestuário e acessórios. Em segundo lugar, quem deve lucrar com a data, é a indústria dos cosméticos e os serviços de beleza.
Mas, o Dia das Mães gera impacto em vários setores produtivos do país que têm a expectativa do aumento de vendas no período. Entre eles, estão as lojas de decoração, venda de flores, joias e até as agências de viagens.
De acordo com a Associação Comercial de São Paulo, a expectativa é que as vendas para o Dia das Mães tenham um crescimento de até 3% em relação ao ano passado. Portanto, é um momento que homenageia quem amamos e nos deu a vida, além de incentivar o consumo, aquecendo a nossa economia e assim, gerando um impacto positivo em toda a cadeia produtiva nacional.
Por Romero Jucá, consultor- chefe da Blue Solution