Workshop FIBE: Blue Solution marca presença em evento internacional
O consultor-chefe da Blue Solution, Romero Jucá, foi um dos debatedores convidados para o Workshop Investimentos e Tributação, promovido pelo FIBE (Fórum de Integração Brasil Europa), nos dias 23 e 24 de junho, em Lisboa, Portugal.
Romero Jucá contribuiu com o painel O Cenário Econômico Mundial dos Investimentos. Esta discussão foi mediada por Hadassah Santana, professora da FGV e contou ainda com as contribuições do ex-ministro da Fazenda do Brasil, Joaquim Levy e de Luiz de Mello, diretor da Seção de Estudos Políticos do Departamento de Economia da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Em sua fala, Romero Jucá trouxe alguns pontos que ele considera como um desafio global para os investimentos. Ele destacou o atual cenário econômico mundial, que após a pandemia do Covid-19, ainda enfrenta os reflexos dos conflitos armados entre potenciais mundiais como a Rússia e a Ucrânia, com efeitos na economia global.
“O mundo verifica um rearranjo dos grupos econômicos mundiais e com isso, enfrentamos novos desafios. Entre eles, está uma certa estagnação da globalização, as crises migratórias, a paralisação de fluxos comerciais e como consequência disso, a pulverização do consumo. Então, nós temos alguns desafios em que o Brasil pode ser beneficiado”.
Romero Jucá destacou o potencial brasileiro para os investimentos da chamada economia verde, que segundo ele, é uma nova demanda mundial, especialmente para os países do Ocidente. “Temos uma nova ordem ambiental mundial. Por isso, eu tenho dito que salvar o planeta é o negócio do futuro. E o Brasil tem um papel muito importante nisso, porque quais os países do mundo tem condição de descarbonizar ou de compensar a emissão de carbono como o país tem? Então, é necessário enxergar os negócios que decorrem da preservação e da sustentabilidade”.
Na avaliação geral do encontro, Romero Jucá considera que a integração entre o Brasil e os países da Europa, especialmente, Portugal abre portas para o intercâmbio de conhecimentos, tecnologia, mão de obra e claro, novos investimentos.
“Portugal é a porta de entrada dos brasileiros para a Europa. Então, discutir as questões econômicas que envolvem os nossos países é fundamental para essa integração. O Brasil não pode apenas se organizar para se adaptar à União Europeia, nós temos que construir isso juntos”.
Workshop FIBE: mudanças tributárias impulsionam as discussões
O FIBE destaca que vários países, como o Brasil e Portugal, por exemplo, estão promovendo adequações nas suas regras tributárias que podem impactar nas decisões sobre os investimentos.
Para discutir as perspectivas deste novo cenário, o Fórum organizou o Workshop Investimentos e Tributação reunindo especialistas de diferentes setores que durante os dois dias de programação contribuíram com a contextualização do cenário econômico mundial.
Nos paineis eles argumentaram sobre como as mudanças de como as mudanças tributárias e financeiras podem impactar nas decisões de investir. No primeiro dia, a programação teve enfoque no investidor individual. Já no segundo dia, as discussões foram dedicadas aos negócios.
Promovido pelo FIBE, o Workshop reuniu parceiros como o BTG Europa, o Centro Científico e Cultural de Macau, a FGV Justiça, o IDP, o Instituto Rui Barbosa e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.